top of page

Você sabe o papel de cada pessoa no seu negócio?

Atualizado: 28 de jun. de 2022

Preciso começar dizendo que a maior cilada que as pessoas cometem é começar o negócio sem contrato, depois disso, é lançar mão do contrato errado. Sabendo disso, hoje vou dar duas dicas essenciais para o seu negócio, a primeira é sobre como identificar o papel de cada pessoa no seu negócio, e a segunda é como formalizar.


1- Qual o papel de cada pessoa no seu negócio?

Para entender o papel de cada pessoa, é preciso entender as diferenças entre sócio, prestador de serviço, funcionário e parceiro.


Muita gente confunde essas possibilidades e acaba criando expectativas irreais em ambas as partes, que futuramente podem acabar em um grande problema.

Vou explicar de forma simplificada o que significa cada pessoa:


Sócio: quando você faz uma sociedade com alguém, essa pessoa passa a ser DONA de parte do negócio junto com você. Por isso é muito importante escolher a dedo essa pessoa, o sucesso do seu negócio vai depender disso.


Prestador de serviço: o prestador é o profissional contratado para realizar uma atividade/projeto/trabalho específico, NÃO tem subordinação nem bate ponto. Não se confunde com o funcionário.


Funcionário: o funcionário é aquele que trabalha de forma contínua, pode ser diariamente ou periodicamente, tem subordinação, ou seja, recebe ordens, é remunerado por salário, não pode ser substituído, já que a contratação é da mão de obra dela. Não cometa o erro de contratar um funcionário como prestador de serviço, as consequências trabalhistas podem prejudicar imensamente o seu negócio.


Parceiro: essa é uma possibilidade de dar vida ao negócio em conjunto com alguém que tenha uma habilidade complementar a você. Por exemplo: você é muito bom para dar aulas de um certo assunto e decide criar um infoproduto, mas não sabe nada sobre lançamento digital. Você pode fazer uma parceria com alguém que conhece muito de lançamento e unir forças com objetivo específico de lançar seu infoproduto.


2- Como formalizar essa relação da forma correta?

Uma vez que entendeu o papel de cada pessoa no seu negócio, é hora de formalizar.

Quando se trata de sociedade, é necessário realizar um acordo de sócios. Quando se quer contratar alguém para um serviço específico é importante realizar um contrato de prestação de serviços. Quando o assunto for parceria é preciso fazer um acordo de parceria comercial. Já se precisa de alguém na equipe cuidando do operacional, dia a dia do seu negócio, é necessário formalizar a contratação CLT desse funcionário.


Seja qual for o papel, é imprescindível alinhar expectativas com todos que irão fazer parte do seu negócio. A formalização é necessária, mas não significa nada se ela não traduzir aquilo que foi combinado entre as partes, se isso não estiver bem claro, o que vai acontecer é que em algum momento alguém vai se sentir injustiçado, vai entender que está fazendo de mais e recebendo de menos e esse sentimento vai prejudicar diretamente o seu negócio, que não vai fluir como deveria.


Espero que as dicas tenham ajudado a esclarecer, e diante de tudo que foi dito, preciso frisar a importância de uma assessoria jurídica realizada por um profissional que entende mais do que leis, mas do seu negócio.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando eu preciso de um contrato feito por um profissional?

Contrato significa “acordo de vontades” e pode ser formalizado de diversas formas, inclusive verbalmente ou informalmente. Ocorre que o descumprimento do acordado é um risco iminente de qualquer contr

bottom of page